Coordenador : Maicon Barbosa Silva
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 390078.2199.48596.24022023
Departamento/Setor: SFP
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O projeto destina-se à comunidade acadêmica da Universidade Federal Fluminense (estudantes da graduação e pós-graduação), e a professoras(es) da rede pública de educação do município de Niterói.
Local de atuação: Universidade Federal Fluminense, Niterói
Objetivo
Objetivo Geral: Construir diálogos com a comunidade acadêmica da UFF e professoras(es) da rede pública de educação de Niterói sobre questões de saúde mental em contextos de educação. Objetivos específicos: 1. Inserir e intensificar questões do campo da saúde mental na formação e atuação de educadoras(es); 2. Problematizar discursos e práticas de medicalização e patologização da vida em contextos educacionais; 3. Compartilhar e construir coletivamente experiências e estratégias de cuidado em saúde mental no âmbito das práticas educacionais.
Resumo
O projeto de extensão Saúde mental e educação: diálogos críticos sobre medicalização da vida, visa construir diálogos com a comunidade acadêmica da UFF e professoras(es) da rede pública de educação de Niterói sobre questões de saúde mental em contextos educacionais, problematizando discursos e práticas de medicalização da vida. A proposta é refletir coletivamente sobre as articulações possíveis entre os campos da Educação e da Saúde Mental no Brasil, e compartilhar saberes e experiências acerca das práticas de medicalização e de patologização da vida, cada vez mais presentes no cotidiano, inclusive nos contextos institucionais de formação e atuação no campo da educação. O projeto se destina à estudantes da graduação e pós-graduação da Universidade Federal Fluminense e a professoras(es) da rede pública de educação do município de Niterói.